Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

A cara do Brasil

Favela. O que lhe vem a cabeça quando você lê ou escuta alguém pronunciar essa palavra?
Favela é o pobre?
Favela é o tráfico?
Tudo preconceito!

Favela não é um status, favela não é um local, favela é o caráter, a formação educacional de um indivíduo, seu comportamento. Tem muita gente que por falta de opção mora nessas comunidades preconceituosamente chamados de favelas, mas que apesar de serem pobres financeiramentes, são ricos em educação. Enquanto tem muitas gente com um status financeiro bem favorecidos mas que não tem um pouquinho de escrúpulos sequer, e se acham os donos do mundo.
Favela é um local de gente humilde e batalhadora correndo atraz de um sonho por não terem nascidos em um berço de ouro.

Compartilho com vocês um video "Entrevista na Favela"(2008) que conta um pouco da verdadeira escencia de uma comunidade menos previlegiada no Brasil.
Gravado em Magalhães Bastos e Pedra de Sepetiba-RJ Dirijido e editado pela italiana Sabrina Simonetti que tive o prazer de conhecer pessoalmente. O homem no video se chama Francisco Ribeiro e é sogro de meu compadre Sergio Laurentino.


3 comentários:

  1. Infelizmente no Brasil, "favela" tomou um significado marginal, mas as pessoas se esquecem que a maioria é formada de gente honesta e trabalhadora, que só estão lá , por falta de melhor alternativa.
    Boa semana
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente. Favelado é aquele que tem um jeito de ser sem elegância, sem gentileza, sem educação, isso independe de onde a criatura more...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Favelado é aquele que assim se considera...

    bjs

    ResponderExcluir